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quarta-feira, 6 de junho de 2007

Marketing online para pequenas empresas

Pequenos também pode anunciar e competir com os grandes.
Por
Cezar Calligaris

Os pequenos anunciantes tiveram que usar muita criatividade para conseguir vender seus produtos e serviços online. Enquanto os grandes anunciantes se destacavam com campanhas nos portais, os pequenos precisavam usar técnicas como contratar os polêmicos “criadores de home-pages”, usar sites de leilão como lojas virtuais e publicar seus sites em hospedagens gratuitas nem sempre confiáveis.

Hoje, porém, esse cenário é bem diferente. Apesar dos grandes anunciantes terem muitos recursos adicionais à disposição, pequenas empresas podem usar diversas ferramentas de custo baixíssimo para divulgar e vender seus produtos ou serviços online. Este artigo vai mostrar algumas dessas ferramentas.

Os links patrocinados são, sem dúvida, a ferramenta de divulgação com o melhor custo-benefício. É possível anunciar por um valor pré-definido à escolha do anunciante e pagar apenas quando o anúncio for clicado. Não existe custo de criação e produção de peças e o anunciante ainda tem diversas ferramentas de administração dos anúncios. E quando alguém clicar nesses anúncios, o que acontece?

O custo da hospedagem tem caído no Brasil e no mundo. No Brasil, as hospedagens mais simples custam em média R$ 30,00 por mês. Com um cartão de crédito internacional, é possível contratar uma hospedagem por R$ 15,00 mensais fora do Brasil.

Nessa hospedagem, é possível publicar um site criado a partir de um template pronto. Os provedores de hospedagem geralmente disponibilizam padrões visuais prontos para você modificar de acordo com suas necessidades. As modificações nesses padrões são limitadas, mas é uma solução simples, barata e funcional. É possível definir, por exemplo, as cores, as seções e o conteúdo do site com alguns cliques.

Os pacotes de hospedagem geralmente incluem bancos de dados, onde é possível manter um cadastro dos clientes que quiserem receber novidades. Existem ferramentas de baixo custo para envio de e-mail. Sempre vale a pena lembrar que não devem ser enviados e-mails para quem não solicitou.

Dentro do site, é possível utilizar ferramentas gratuitas de atendimento. O Skype e os comunicadores são dois exemplos. Para os anunciantes mais acostumados com o mundo online, é possível criar gratuitamente um blog e oferecer feeds para os clientes que querem saber antes das novidades.

É possível também contratar ferramentas prontas de comércio eletrônico, mas aí a sofisticação e os custos começam a aumentar. Muitos anunciantes menores usam os sites de leilão como loja virtual.

Outra ferramenta que ajuda o marketing dos pequenos anunciantes é o Google Analytics. Ele é fácil de implementar no site, tem uma interface fácil de entender e, o principal, é gratuito. Com essa ferramenta, é possível saber desde o melhor dia para divulgar ofertas até as horas em que é necessário haver atendimento online.
Caso o pequeno anunciante queira, também é possível anunciar com banners. Para diminuir os custos, é preciso usar sites verticais, aqueles que tratam de conteúdos específicos, têm menos visitantes e por isso têm custo menor para veiculação.

E mesmo para quem não quer ter uma presença forte na web, existem alternativas: é possível divulgar apenas o telefone ou endereço da empresa, sem realizar a venda online.

O mundo online tem se tornado mais democrático. Se uma campanha de banners em um portal é cara para um pequeno anunciante, existem ferramentas com as quais os pequenos anunciantes podem, dependendo das condições, brigar de igual para igual com os grandes.

Se você tem uma pequena empresa e quer saber mais sobre essas técnicas, consulte um especialista ou procure referências online. Se você trabalha na área online, está aí uma oportunidade: ajudar as pequenas empresas a se destacarem.

texto obtido do site [Webinsider]
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